Se você conseguiu chegar ao fim de mais um ano com a empresa em atividade, então tem muitos motivos para festejar, dadas as dificuldades pelas quais os brasileiros passam. Tire alguns dias de férias com sua família e divirta-se.
O Governo (ou seria “Governa”, para agradar a “presidenta”?), bastante atrapalhado depois das inúmeras mentiras contadas no palanque das eleições, faz todo o povo brasileiro sofrer. Muitas empresas não resistiram e foram obrigadas a encerrar as atividades, outras tiveram que encolher e engrossaram o desemprego, que em 2015 alcançou as maiores taxas dos últimos anos. Deve fechar em 10% segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad (http://goo.gl/befBA4).
Mas busquemos o lado bom dessa história: é nas dificuldades que se testa a eficiência da gestão construída nas empresas. Sabe-se da importância de não consumir todo o lucro auferido ao longo dos bons tempos e fazer uma reserva financeira saudável para enfrentar as crises que podem ser mundial, nacional, regional ou apenas uma crise interna na empresa.
Quando há uma grande crise como a atual certamente haverá empresas mais frágeis pela falta de reservas, ou de resistência para enfrentá-la. Assim elas deixarão espaço para as mais bem preparadas que ganharão maior credibilidade, mercado e lucro no futuro próximo.
Boas festas para todos! Talvez alguns terão de “tomar todas” para esquecer os problemas e conseguir se alegrar. Mas os heróis que bravamente permanecem de pé poderão exultar, pois souberam se preparar para estas dificuldades que, infelizmente, fazem parte dos negócios.
Ser verdadeiramente um empresário não é simplesmente ser o titular de uma empresa, mas possuir sabedoria. O desejo de empreender deve ser antecedido da preparação, assim como o soldado que é treinado para ir à guerra, ou o atleta que passa mais tempo treinando do que efetivamente competindo.
Portanto, nós empresários, devemos investir mais tempo na preparação para que a crise não nos pegue despreparados. A participação em cursos, palestras e outros eventos deve ser a rotina dos empreendedores que querem ficar por dentro daquilo que está acontecendo e desejosos de obter novas táticas e ferramentas essenciais à gestão dos negócios.
O ano de 2016 vem com muitas incertezas devido ao desdobramento dos diversos problemas políticos que, é claro, devem ser levados em conta, mas não deixe que este mar de incertezas lhe domine e faça sua respiração estagnar.
Entremos o Novo Ano com o pé direito. Se você ainda não planejou 2016 dedique algumas horas nesta tarefa. Trace objetivos e empenhe-se muito, trabalhe mais que nos anos normais e certamente você vencerá mais uma vez. Boas festas e sucesso em 2016!
Comentários